OUTUBRO ROSA

OUTUBRO ROSA
CUIDE-SE

Últimas Noticias

Hospital Público Veterinário do Amazonas registra mais de 23 mil procedimentos em um mês

 O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h, exclusivamente para emergências



Entre os dias 4 de outubro e 4 de novembro de 2025, o Hospital Público Veterinário do Amazonas realizou 23.582 procedimentos voltados ao cuidado e à saúde animal. O levantamento, divulgado pela Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet-AM), inclui consultas, cirurgias, exames laboratoriais, diagnósticos por imagem e atendimentos de enfermagem.

 

Em relação aos atendidos na unidade, 4.117 animais, entre cães e gatos, foram registrados no sistema desde a inauguração do equipamento. Segundo a secretária da Sepet-AM, Joana Darc, os números demonstram o compromisso do Governo com o fortalecimento da saúde pública e com o cuidado aos animais.

 

“Quando falamos em saúde pública, também estamos falando sobre saúde animal. Esses resultados mostram que o Governo do Amazonas está no caminho certo, garantindo acesso gratuito a serviços veterinários de qualidade e promovendo o bem-estar dos nossos animais. É uma política pública que salva vidas, reduz o abandono e transforma realidades”, destacou.

 

Localizada na avenida Mário Ypiranga, 72, no bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul de Manaus, a unidade é administrada pelo Governo do Amazonas, por meio da Sepet-AM, que atua na coordenação e execução das políticas voltadas à saúde, proteção e bem-estar dos animais em todo o estado. 

 

Números de procedimentos

 

Durante o período, foram contabilizados 2.287 atendimentos clínicos e consultas especializadas, além de 504 cirurgias, 257 procedimentos anestésicos e 829 ultrassonografias. O hospital também registrou 2.501 exames de raio-x e 17.204 procedimentos de enfermagem, que englobam desde exames laboratoriais e aplicações de medicamentos até internações e testes rápidos.

 

Laercio de Araújo Junior, motorista de aplicativo, procurou a unidade para tratar seu animal, um Rottweiler chamado Ragnar, de 6 anos, que teve paralisia dos movimentos das patas traseiras. Na oportunidade, o tutor fez agradecimentos ao estado e ressaltou a importância do hospital.

 

“Ele fez todos os exames necessários e já vamos ter uma resposta. Agradeço ao governador Wilson Lima e à secretária Joana pelo apoio dado a mim, a minha família e ao meu cachorro. Assim como todas as pessoas presentes nesse momento e dizer que esse hospital funciona, sim. Eu sei o quanto é difícil manter isso de pé. Que vá pra frente e possa ajudar muitos animais”, disse.

 

Os dados reforçam o papel do hospital como referência em atendimento veterinário público no estado, oferecendo serviços gratuitos e de qualidade à população e garantindo bem-estar e saúde aos animais de companhia do Amazonas.

 

População beneficiada

 

Graduanda em medicina veterinária, Carla Sampaio salientou o avanço significativo das políticas públicas voltadas à causa animal no Amazonas, ressaltando que iniciativas como o Hospital Público Veterinário representam um marco na garantia de atendimento digno e acessível para os animais do estado.

 

“É um grande avanço para a população, para os tutores de animais, ter um local hoje onde possa levar, que tenha recursos, que tenha profissionais capacitados para atender eles. Muitas vezes, tutores deixam seus pets sofrendo por não terem recursos para tratar e também saber que é para o bem deles, pois agora eles vão ter um tratamento que merecem”, detalhou.

 

O atendimento aos cães e gatos é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h, exclusivamente para emergências/urgências.  O acesso é organizado por senhas distribuídas a partir das 7h e os tutores devem apresentar documentos pessoais, comprovante de residência e, quando necessário, a carteira de vacinação do animal.

Nenhum comentário